terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Lúcio "Lagarto", o Lance Armstrong do jiu-jitsu

Imagem divulgação
Lúcio Lagarto está radiante com a conquista da vaga na seletiva portuguesa para o Mundial Profissional de Abu Dhabi. Ele derrotou Alan "Finfou" Nascimento na final do absoluto e faturou 4.000 dólares. Radicado em Londres, na Inglaterra há uma ano em meio, Lúcio vem treinando forte com Roger Gracie e está focado na preparação para o Europeu, que acontece no próximo final de semana.

O faixa-preta pretende fazer bonito nos Emirados Árabes em novembro, mas antes ele quer a medalha de ouro no Mundial (IBJJF) dos Estados Unidos. "Se eu vencer o Mundial serei considerado o Lance Armstrong do Brazilian Jiu-Jitsu", brinca o campeão. Confira a entrevista abaixo deste guerreiro, que além de vencer nos tatames, passou seis meses lutando até derrotar um câncer no sistema linfático.

Antes de vencer a seletiva em Portugal você estava sem competir?
Lúcio "Lagarto" - (risos) É muito difícil conciliar a vida de professor e de competidor. Todos os dias dou no mínimo 6 horas de aulas e depois ainda treino. Estou me recuperando de uma lesão nas costas, mesmo com dores foquei nesse campeonato e consegui ir lá e fazer bonito. Estou indo para o europeu semana que vem, batida forte de aulas e treinos, rotina pesadíssima, mas meu objetivo é chegar bem para o Mundial Pro em Abu Ahabi e para o Mundial nos Estados Unidos.

Como voce avalia seu desempenho na seletiva?
Lúcio "Lagarto" - Mesmo com as lesões gostei muito do meu desenpenho. Estava com muita dor no joelho, machuquei na segunda luta do peso. Fui sentindo a dor até o fim do evento. Os nomes dos adversários não me recordo, mas todos fortes, tive a sorte de finalizar a maioria das lutas. A final com o Alan 'Finfou' foi selva, pois eu estava lutando contra ele e contra a mim mesmo. Mal conseguia andar, mas Deus me iluminou mais uma vez.

Você continua morando em Londres?
Lúcio "Lagarto" - Eu morei em Manchester durante 2 anos, no noroeste da Inglaterra, e já estou há um ano e meio em Londres. Decidi me mudar para treinar com o Roger Gracie e assim melhorar o meu jiu-jitsu. Foi a melhor coisa que ja fiz...

Como você faz sua preparação e como é treinar com o maior campeão de todos os tempos, Roger Gracie?
Lúcio "Lagarto" - Divido os meus treinos de jiu-jitsu em 3 vezes na semana forte e 3 vezes por semana mais técnico e específico. Nos dias mais fracos faço a preparação física, mas fora isso, treino o dia inteiro dando aulas particulares. E em relação ao ao "Rogão" (Roger) nossa... o cara sabe muito... a cada dia que passa aprendo mais e mais. Ele está em um outro nível. Fico feliz de ter a oportunidade de aprender todos os dias. Sobre a preparação física, estou fazendo muito alongamento e ginástica natural, com meu preparador Fábio Prado.

Quais são seus projetos para esse ano?
Lúcio "Lagarto" - diz: Quero competir tudo. Meu objetivo é me jogar de cabeça no meio do leões (risos). O maior desafio é pegar meu visto e chegar bem no Mundial dos Estados Unidos. Quero ser campeão mundial, daí serei consiredado o Lance Armstrong do Brazilian Jiu-Jitsu, para honra e glória do senhor Jesus Cristo. Tenho certeza que serei a inspiracão de muitas vidas dentro do nosso esporte.

Você já é uma inspiração por ter vencido o câncer. Qual mensagem que você deixa para aqueles que almejam ser campeões dentro e fora do tatame como você?
Lúcio "Lagarto" - Só existe um caminho: crer no senhor Jesus Cristo. Somente Ele pode ser nossa estrela guia. Somente Ele irá estar em todos os momentos da nossa vida. Existirão momentos de tristeza, indecisões e angústia, mas quando você crer no Senhor, Ele sempre mostrará o melhor caminho. Temos que ter muita força de vontade e dedicacão, pois nada irá cair do céu.

Nota: Lance Armstrong é considerado o maior nome do ciclismo mundial, tendo conquistado sete vezes consecutivas o Tour de France (1999-2005), após ter se recuperado de um câncer nos testículos, aos 25 anos de idade. Hoje, aos 39 anos, o americano participa apenas de competições nacionais.

Nenhum comentário: