segunda-feira, 8 de junho de 2009

Guilherme Mendes fala do primeiro título Mundial na faixa-preta

Gui Mendes comemora o primeiro ouro com a faixa-preta em Mundiais
Foto: Eduardo Ferreira

Depois de descer da categoria pena para a pluma, Guilherme Mendes (Atos) ganha o primeiro ouro com a faixa-preta pela CBJJ. Ele se sagrou campeão no Mundial de Jiu-Jitsu 2009 ontem em Long Beach na Califórnia (EUA). O título veio na difícil vitória sobre Samuel Braga por apenas uma vantagem. Na entrevista para o MMA Sul, Mendes contou detalhes da preparação, da luta e revelou expectativas para o futuro.

MMA Sul - Como foi a emoção de conquistar o primeiro ouro com a faixa-preta?
Gui Mendes - Estou muito feliz. Foi sem dúvidas inesquecível e se Deus quiser é o primeiro de muitos títulos que virão.

MMA Sul - Qual foi a principal dificuldade no Campeonato?
Gui Mendes - Acho que a dieta, a perda de peso. Do resto nós estamos acostumados a enfrentar: as lutas.

MMA Sul - Quem foi o adversário mais duro?
Gui Mendes - Todos foram difíceis. Os adversários na pluma são bastante flexíveis e com a guarda bem difícil de passar. Mas, graças a Deus, eu me movimentei muito bem e consegui imprimir meu ritmo.

MMA Sul - Por que desceu de pena para pluma?
Gui Mendes - Por uma decisão do Ramon (Lemos) e do André (Galvão), para aumentar a quantidade de categorias em que a equipe entraria no Mundial.

MMA Sul - Pretende seguir na pluma?
Gui Mendes -
Ainda não sei. Talvez só no próximo Mundial. Mas eu quero lutar no pena. Me sinto muito bem no pena também. Vou começar um trabalho para subir de peso com meu preparador físico Thiago Mendes, este final de ano. Pretendo vir mais forte ano que vem.

MMA Sul - Os intervalos entre uma luta e outra foram suficientes para descansar?
Gui Mendes - Sim, eu estava bem treinado e minha recuperação foi excelente. O Thiago fez uma ótima preparação física comigo na academia. Me senti muito bem na categoria, a força e o gás também estavam bons.

MMA Sul - Qual foi a estratégia traçada por você?
Gui Mendes - Lutei atacando o tempo todo. Acredito que isso fez a diferença. Não importa onde eu estivesse, coloquei na minha cabeça que iria deixar o adversário desconfortável. Não fiz nenhuma estratégia montada e não tinha lutado ainda com nenhum dos meus adversários.

MMA Sul - Sua arma é a guarda?
Gui Mendes - Não fiquei por baixo em nenhuma luta neste Mundial. O tempo todo passando guarda. Fiz diferente dos demais da categoria, que por serem flexíveis buscam o jogo de guarda, que é bastante comum na pluma. Treino para ser completo: quedar, passar, raspar, finalizar. Tenho muito a melhorar ainda, mas graças a Deus estou no caminho.

MMA Sul - Qual a importância de ser um faixa-preta Campeão Mundial (CBJJ) para a carreira?
Gui Mendes - Este título traz muito prestígio e gera muitas oportunidades. Além de ser uma realização pessoal muito grande. Estou muito feliz.

MMA Sul - Um site de lutas brasileiro publicou que Samuel Braga empurrou e agrediu você com "leve um soco" no final da luta e foi desclassificado. Você confirma?
Gui Mendes - O que aconteceu foi que ele se confundiu na minha comemoração. Ele não me deu um soco. Me empurrou. Mas já está tudo certo, pois o Samuel reconheceu o erro e me pediu desculpas logo após.

MMA Sul - Pretende estabelecer uma meta pessoal para os próximos Mundiais da CBJJ?
Gui Mendes -
Quero ganhar o máximo possível. Ganhar tudo que lutar e marcar meu nome na história.

MMA Sul - A quem oferece o título?
Gui Mendes -
Minha mãe, minha família, meus professores Ramon e Thiago e todos meus parceiros de treino. Sem eles nada seria possível e, lógico, sem esquecer meus patrocinadores que acreditam em mim: Dragão Kimonos, Bullterrier, Embalagens São Miguel Arcanjo (Catan).

Nenhum comentário: