segunda-feira, 15 de junho de 2009

Braulio Estima comenta o tricampeonato Mundial

Braulio vence Souza e é tricampeão Mundial categoria pesado
Foto: Eduardo Ferreria


Braulio sagrou-se Campeão Mundial de Jiu-Jitsu pela terceira vez na carreira. Fazendo uma final disputada palmo a palmo contra Alexandre Souza, o pernambucando comemorou mais um título importante e fez questão de oferecer especialmente para o seu filho Julian Estima. Em conversa com o blog Estima conta como foi ganhar mais um Mundial.


MMA Sul - Como foi a emoção em ser tricampeão Mundial de Jiu-Jitsu?
Braulio Estima - A emoção é muito forte , uma sensação de missão cumprida, de alívio, após uma grande bateria de treinos árduos. É o bicho! (risos)


MMA Sul - Qual foi a luta mais mais dura no caminho ao tri?
Braulio Estima - Foi contra o Gabriel Vella (absoluto). Empatamos em 1 a 1, e eu terminando com o triângulo encaixado. Até agora fico imaginando o que se passou na cabeça do juiz naquela hora... Quase raspei duas vezes e quase derrubei ele no começo.


MMA Sul - Tem a mão do mestre Radiola nesse ouro?
Braulio Estima - Sempre, ele é o meu professor, sempre me ajudou e continua ajudando mesmo de longe. A gente conversa com frequência.


MMA Sul - Treinar com o Roger Gracie é um diferencial na sua preparação?
Braulio Estima - Sem dúvida, treinar com o Roger faz com que você aumente a sua auto-confianca. Com certeza não vai aparecer ninguém mais duro que ele pela frente (risos) Não somente o Roger, mas todos os que treinam comigo são indispensáveis.


MMA Sul - Acompanhou a homenagem feita ao mestre Hélio Gracie?
Braulio Estima - Sim, foi linda, muito tocante.


MMA Sul - O que você achou da organização, arbitragem e cronograma?
Braulio Estima - A organização e o cronograma foram 100%, já a arbitragem deixou um pouco a desejar, mas isso faz parte da evolução do esporte.


MMA Sul - Quem mais você encontra nas finais é o Alexandre Souza, como estão essas disputas?
Braulio Estima - Já lutei com o Alexandre Souza cinco vezes, nunca perdi, foram duas finalizações e três por pontos.


MMA Sul - Nas quartas do absoluto, foi justa a decisão dos juízes em dar a vitória ao Vella contra você?
Braulio Estima - Bem, eu estava certo da vitória, até economizei um pouco no fim pra a semifinal. O estádio foi abaixo com a decisão do juiz. Mas fazer o quê? Passado é passado.


MMA Sul - Qual foi sua maior dificuldade nesse Mundial?
Braulio Estima - Definitivamente os treinos duros antes do Mundial. Não fiquei nem dolorido depois do campeonato, como geralmente ficava.


MMA Sul - E agora é comemorar ou tem algo previsto já?
Braulio Estima - Comemorei o que tinha que comemorar. Já luto no próximo dia 27 num aberto sem quimono em Paris, que servirá de preparação para o Abu Dhabi em setembro.


MMA Sul - Pra quem vai esse Tri, a quem agradecer?
Braulio Estima - Pra todos que participaram da minha preparação, meu irmão (Vitor Estima), Roger, Lagarto, Luciano, Norbi, Jamie Harper, Stevie Bs, para o meu professor Zé Radiola e especialmente para o meu filhão Julian Estima e também para o meu amigo Tussa, que não pode lutar o mundial 100% por causa de um incidente no último treino comigo. Aos patrocinadores Keiko Raça, Manto e Budo Vídeos e pra todos da Gracie Barra Team.

Nenhum comentário: