sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Braga Neto direto da China: "Vou pra finalizar"

Braga Neto durante treino em Cingapura

Braga Neto Teixeira, um dos poucos brasileiros a sagrar-se campeão mundial de jiu-jitsu em todas as faixas, está há duas semanas na Ásia, treinando em Cingapura, à espera da noite de sábado (26). Ele fará uma das principais lutas do Art Of War 14, que acontece em Macau, na China. Tendo a arte suave como principal arma, Braga Neto tentará neutralizar o holandês Rodney Glunder, numa das lutas principais do evento. Direto da China, Neto revelou ao MMA Sul todos os detalhes para esse combate. Abaixo você confere a entrevista na íntegra. Rolles Gracie e Michael Costa completam a participação brasileira no evento.


MMA Sul – Você conhece o jogo do Rodney, estudou ele?

Braga Neto - Estudei o jogo dele sim. Na verdade não tem mistério. Ele é um striker e eu sou jiu-jitsu puro. Vamos ver qual estilo irá prevalecer. O Rodney já lutou contra o Renato “Babalu, grande amigo meu, que me passou boas dicas.

MMA Sul - Como surgiu o convite para você lutar no AOF?

Braga Neto - Os organizadores do evento já tinham feito propostas antes. Dessa vez eu e meus empresários decidimos que o melhor para mim era aceitar a luta no Art of War, que será transmitida para 300 milhões de pessoas aqui na Ásia.

MMA Sul - Sobre estratégia, como você pretende definir o combate?

Braga Neto - Com certeza vou tentar impor meu jogo, que é a luta no chão. Sempre farei isso em todas as minhas lutas. Contra o holandês vou tentar mostrar o meu jiu-jitsu e sair da luta com uma finalizacão.


MMA Sul - Você fica no MMA de vez ou volta a lutar de kimono?
Braga Neto - Vou lutar de kimono sim. Mas ainda não há data definida. Meu foco hoje é o MMA. Deixei de lutar o ADCC e talvez nem lute o Mundial No Gi, evento em que sou o atual campeão no peso e no absoluto. Estou acertando uma luta para o mesmo dia do Mundial, por isso não competirei. Mas em 2010 eu vou buscar o Mundial. Existe a possibilidade de eu lutar em novembro, mas não posso adiantar nada, ainda está meio enrolado.

MMA Sul - Depois do Art Of War você já tem luta marcada?
Braga Neto - Provavelmente no Brasil, essa luta de novembro.

MMA Sul - Se a luta prosseguir de pé, você se sentirá confiante?
Braga Neto - Minha preparação foi muito boa aí no Brasil. Fiz boxe com o professor Cesário e treinei muito. Estou bem confiante, graças ao suporte que eu tenho nas nossas academias.

MMA Sul - Como você está se sentindo em relação ao fuso horário?
Braga Neto - Senti muita dificuldade na minha última luta no Japão. O fusorário me atrapalhou bastante na hora da luta. Dessa vez vim para Cingapura bem antes, para me adaptar. Valeu muito a pena. Hoje estou cem por cento adaptado e pronto pra lutar.

MMA Sul - Onde você tem treinado em Cingapura?
Braga Neto - Em Cingapura e no Brasil somos uma academia só. Agora o irmão do Gordo (líder da Gordo JJ), o Gordinho, abriu uma academia em Cingapura, a qual já foi campeã do maior campeonato de jiu-jitsu daqui. Com apenas oito meses de existência na Ásia, essa academia alcançou uma estrutura de alto nível, com excelentes técnicos de muai thay, boxe, além da nossa escola de jiu-jitsu.

MMA Sul - Seu adversário tem 46 lutas na carreira, como você avalia isso?
Braga Neto - Pois é... o cara tem um back ground muito bom. Ele é muito experiente, já ganhou de vários lutadores excelentes, por isso deixo o favoritismo para ele. Nessa estou entrando de azarão (risos).

MMA Sul - Você é nove centímetros mais alto que Rodney, como isso poderá favorecê-lo?

Braga Neto - Meu tamanho vai me ajudar muito na luta, em manter a distância, se for preciso. Com certeza a diferença é uma coisa muito boa pra mim e cada vez mais vai melhorar, porque estou baixando para a categoria até 84kg.

MMA Sul - E as bolsas (remuneração) na Ásia são satisfatórias?
Braga Neto – São razoáveis, mas o que é interessante é que eles não têm resultados por decisão. Se a luta não acabar com nocaute ou finalização, eles dão empate. E as regras são do verdadeiro vale-tudo. Cotoveladas, tiros de meta (chutes) com apoio no chão são todos válidos. Então não tem como falar que a regra beneficia um ou outro. Ela serve pra todos.

MMA Sul - Como foi a pesagem hoje?
Braga Neto - A minha luta será até 90 kg. Hoje na peagem não tive problema pra bater o peso, porque já venho fazendo uma preparação para a categoria de baixo - 84 kg.

MMA Sul – A quem você quer agradecer?
Braga Neto - Agradecer ao meu patrocinador Atama, que me dá condições de treinar e vir aqui (Macau) mostrar meu trabalho.

Nenhum comentário: