quinta-feira, 27 de maio de 2010

Final Pride GP 2005: "Vale a pena ver de novo"




Vale a pena relembrar a grande final do Pride GP 2005 (Final Conflict). Milhares de pessoas lotaram o Saitama Super Arena, em Saitama no Japão para acompanhar um dos maiores eventos da história do MMA.

Numa semifinal Maurício Shogun, ainda na Chute Boxe, venceria o holandês Alistair Overeem. Do outro lado da chave, Shogun veria o parceiro de equipe Wanderlei Silva perder para Ricardo Arona, à época representante da Brazilian Top Team.

Na mesma noite - 28 de agosto - haveria a final, Shogun contra Arona. Mesmo cansados, os brasileiros entraram no ringue mais que dispostos a ganhar o cinturão. Um dos golpes conectados por Shogun durante o combate, foi idêntico ao cruzado que levou Lyoto à lona no UFC 113 e sagrou o curitibano campeão do Ultimate.

Shogun solta um cruzado de direita por cima da guarda de Arona, acertando a têmpora, do lado esquerdo da cabeça. Em seguida vai para o clhinche e desfere joelhadas. Mas, o momento decisivo foi quando Shogun entra com um pisão, e abre caminho para descer batendo e encerrar a luta. O casca grossa Murilo "Ninja", irmão do campeão, como já era e é de costume, não conteve a emoção. Ninja caiu nas lágrimas em 2005 no Pride e em 2010 no UFC.

No torneio japonês ficaram para trás nomes renomados como Henderson, Sakuraba, Minotouro, Belfort, Yoshida, Lister, Vovchanchyn, Nakamura e Rampage. Este último, a primeira vítima de Maurício Shogun, na abertura do grand prix.

"Ironias do destino" ou não, caso no próximo sábado Quinton Rampage Jackson vença Rashad Evans, na luta principal do UFC 114, em Las Vegas, o americano terá a revanche com Shogun e pelo cinturão dos meio-pesados.

Nenhum comentário: