segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Monte fala do sucesso do Circuito Catarinense

Wellington Monte, faixa-preta de Ricardo De La Riva, é um dos principais promotores de eventos de jiu-jitsu em Santa Catarina. Ele coordena o Circuito Catarinense Open, uma organização que vem evoluindo a cada ano, e que em 2010 realizou quatro etapas em Blumenau. Em um bate-papo com o MMA Sul, após a etapa final, ocorrida no dia 12 de dezembro, Monte avaliou o trabalho e os resultados e do Circuito. Confira a entrevista.

Qual a análise que você faz das etapas em 2010?
Muito positiva, foram mais de 1200 atletas filiados, 18 municípios catarinenses, 26 academias participantes e o site do Circuito Open, que ultrapassou 8 mil acessos, sempre informando da melhor forma possível os filiados. Recebemos também, o apoio incondicional dos meios de comunicação e sites especializados, e da Ric Record. Tivemos um certo reconhecimento principalmente pela honestidade e seriedade do evento, que se materializou diante dos nossos apoiadores e patrocinadores.


Quais municípios participaram?
Bem, posso citar Blumenau, Floripa, Joinville, Lages, Pomerode, Itajaí, Penha, Taió, Rio do Sul, Balneário Camburio, Meia Praia, Itapema, São Francisco do sul, Brusque, Canelinha, São João Batista, Gaspar, Jaraguá do Sul entre outros inclusive vindo academias do Paraná como a Check Matt que veio de Curitiba.


Quais as principais dificuldades do campeonato?
A primeira seria o espaço físico, pois as atuais instalações não comportam o tamanho do campeonato, outro ponto que dificultou bastante foi a cultura do JIU-JITSU, de não ler as regras do Circuito, de não ler os editais e mensagens mandadas ao professor responsável, mas disponibilizaremos desde já, todas as regras do Circuito no site, assim os alunos poderão orientar os professores desavisados (risos).


Qual foi a evolução do Circuito em 2010?
Apesar de às vezes a competição ter começado com uma hora de atraso, as etapas tem acabado com cerca de 5h30 de duração, devido ao grande número de áreas de luta e bom número de árbitros (todos com muita experiência). Outro progresso significativo foi o padrão das medalhas, só visto em grandes campeonatos. Camisas do evento para todos, também foi um grande progresso, pois pelo valor da inscrição que é muito acessível, o retorno ao atleta esta sendo satisfatório e só tenho recebido elogios graças a Deus. Outra evolução é o projeto 'atleta carente', isso sem falar na taxa de participação de 10 reais por aluno aos chefes de equipe, isso é um fator importante, pois ajuda ao professor acompanhar seu atleta. A média de competidores este ano foi de 194 atletas e poderia ser maior se muitos não tivessem perdido as datas limite de inscrição.


Quais as novidades para 2011?
Até o final de 2011 o evento contará com seis áreas de luta e o apoio de mais 3 patrocinadores grandes. Estamos trabalhando no sentido de colocar placares digitais em telões para todas as áreas. A proposta para o ano que vem é levar etapas do Circuito para os dois grandes centros de Santa Catarina, Florianópolis e Joinville.


Como será o modo de premiação do Circuito em 2011?
As premiações em dinheiro aos campeões absoluto não existirão mais, pois vimos que muitos campeonatos fazem isso como chamariz , quando isso é uma ilusão. O Circuito dará prêmios como passagens aéreas nacionais e internacionais para os campeões. Dar dinheiro aos atletas para ser dividido com treinadores não edifica a arte suave e não ajuda o atleta em nada. Mesmo porque o atleta ganhador já concorre a kimono, suplementos e uma ótima visibilidade no Circuito, que hoje é referência no estado.


E o projeto Bolsa Atleta? O circuito pretende aderir?
Essas bolsas não podem ser dadas por eventos ou agremiações, podem ser pleiteadas junto ao ministério, mas não gostaria de prometer uma vantagem ao competidor e não poder cumprir. A bolsa existe, porém, são poucas e existem em um número limitado e todos os esportes concorrem, isso só retiraria a confiabilidade do evento. Onde existe políticos no meio o Circuito não entra, preferimos dar vez aos patrocinadores, tornando a coisa límpida e clara. Devido à falta desse compromisso com a coisa certa muitos eventos não estão tendo público, os atletas cansaram de pagar caro e se sentirem desprestigiados, sem o retorno desejado. Acredito que dificilmente estes eventos retomem a confiança perdida.


Como foi o equilibro entre as equipes no campeonato?
Este ano foi bem equilibrado. Visto que a primeira etapa foi ganha pela Gracie Joinville, a segunda e terceira pela Nova União e a quarta pela Gracie Floripa. Isso mostra que não existe favorecimentos, no sentido de direcionar resultados. Os árbitros podem até errar, são seres humanos, mas acreditamos na boa fé de todos.


Gostaria de agradecer alguém?
Quero agradecer a todos nossos patrocinadores que acreditaram no evento. Ao Apoio dos professores Alcino, Edson, Mauricio Melo, Kiko, Cunha, Kizumba, Dick, Robson, Valter, Franklin, Jéferson, Jean, Buiú, Edinho, Duda, ao mestre Paulo Sérgio e a todos os instrutores responsáveis pelas equipes, enfim, a todos que contribuíram com suas presenças e colaboraram com boas ideias para tornar o evento o sucesso que é hoje.


Deixe uma mensagem.
Gostaria de desejar a todos ótimas festas e um feliz 2011. Estamos abertos a receber críticas construtivas e sugestões para melhorar essa prestação de serviço ao JIU-JITSU, levando sempre nossa arte a sério.

Nenhum comentário: