quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Morre Hélio Gracie, o pai do Brazilian Jiu-Jitsu

Mestre Hélio é homenageado pelos 95 anos em outubro de 2008 (Foto:Eduardo Ferreira)

Morreu nesta terça, em Itaipava-RJ, mestre Hélio Gracie, patriarca da família. Com seu irmão Carlos, Hélio foi responsável pela criação e o reconhecimento do Jiu-Jitsu no mundo. Aos 95 anos, o mestre se despede do cenário das lutas deixando um legado de ensinamentos que vão além dos tatames, como caráter, equilíbrio, disciplina e dignidade. Hélio mostrou ao planeta a eficiência da Arte Suave, na qual a técnica vence a força. Hoje os adoradores do Jiu-Jitsu estão de luto. O blog deixa seus pêsames à família. Até o fechamento desta matéria as causas da morte não haviam sido divulgadas. Abaixo imagens do eterno mestre Hélio Gracie.

8 comentários:

Anônimo disse...

com certeza uma grande perda para todos nós adoradores do jiu-jitsu...
Mas não devemos nos lamentar pela sua perda..e sim ficarmos orgulhosos por tudo q ele nos deixou como herança..

Unknown disse...

Vinicius - Julio Secco Jiu Jitsu

Deixamos aqui nossos pesames para a familia Gracie em nome de toda a nossa equipe e do Mestre 9 grau Julio Frederico Secco, faixa preta de Helio Gracie. Foi um dos mais importantes contribuidore do Jiu Jitsu...Força familia Gracie...

Unknown disse...

Anderson "Chacal" - Gracie Barra Jlle

Sem sombra de dúvidas um exemplo de vida e de um verdadeiro mestre...
Pra sempre será lembrado!

Unknown disse...

Com certesa uma perda para todos os prataicantes de artes marciais e fas,mais tenho certesa que ele tambem esta feliz de realizados muitos de seus sonhos com o jiu jitsu,meus sentimentos gustavo ximu.

Anônimo disse...

Uma grande perda para o Jiu-Jitsu e uma grande perda para o esporte em geral pelo exemplo de vida que ele foi, que descanse em paz e que sempre seja lembrada como um eterno mestre.

paulo bananada disse...

Não vou dizer que perdemos o grande mestre Helio Gracie porque ele e uma joia do BJJ esternizado pra sempre com toda sua colaboração para com o nosso BJJ.

Ele e um diamante e lapidado pelo jiu-jitsu e que sempre sera lembrado como uma grande joia barsileira.

Obrigado pelas lições de humildede e sabedoria grende mestre!!

Agora com deus e pra sempre em nossos corações!!

Anônimo disse...

nosso amigo ai foi descansar com 95anos, tinha mais de 80 anos de treino de jiu-jitsu, quando descobriu q carne fazia mal para saude parou de comer, isso com 27 anos... ex de vida e determinação além de honestidade, patriarca deixará saudade entre nós soldados gracie. abraço amigos.

Dyonathan Francisco disse...

meus sentimentos a toda família Gracie e todos BJJ, com certeza o Mestre está em um lugar melhor agora...abraço!