sábado, 24 de janeiro de 2009

Alexandre "Pop" Souza em entrevista da Suíça - Lutador dá seminário e se prepara para o Europeu

Alexandre Souza (C) comemora título do absoluto Europeu 2008 (Foto: arquivo pessoal)

Alexandre (Gracie Floripa) está de passagem na Suiça, ministrando seminário na academia de um aluno seu. Ele fala de lá, sobre os bons resultados de 2008 e sobre a preparação para o Europeu, que acontece final de janeiro, em Lisboa.

MMA Sul - Quais suas principais conquistas no Jiu-Jitsu?
Alexandre Souza - Minhas maiores conquistas no jiu-jitsu foram as amizades que tenho no tatame. Elas que me dão a força que preciso para enfrentar as competicões.

MMA Sul - Quem graduou você à faixa-preta?
Alexandre Souza - Crolin Gracie.

MMA Sul - Você é natural de Bauru-SP. Como veio morar em Florianópolis?
Alexandre Souza - Vim pra Floripa pela faculdade. Fazia Engenharia Mecânica na UFSC. Mas fiquei bem feliz ao ver que o jiu-jitsu era forte aqui.

MMA Sul - Qual a avaliação que você faz de 2008 na sua carreira?
Alexandre Souza - 2008 foi excelente pra mim,foi um ano em que investi tudo no jiu-jitsu, e graças a Deus, consegui colher bons frutos. Conquistei vários títulos, como campeão absoluto e meio-pesado no Europeu, campeão Brasileiro e Sul-Americano. Além de ser vice-campeão Mundial.

MMA Sul - Antes das competições você mantém os treinos em Floripa ou visita outras equipes?
Alexandre Souza - Geralmente antes das competições treino em minha academia mesmo, pois pra mim é um dos melhores treinos de jiu-jitsu do Brasil.

MMA Sul - Explique como é um dia de treino seu?
Alexandre Souza - Geralmente procuro fazer um treino bem puxado de jiu jitsu. E às vezes, um mais leve à noite. Também faço musculação de três a quatro vezes por semana. Mas não tem muito segredo.

MMA Sul - Qual o objetivo da sua ida para a Suíça?
Alexandre Souza - Como vou lutar o Europeu, passei aqui na academia de um aluno meu, na Suíça, para dar um seminário.

MMA Sul - O que você achou do Asian Super Cup (Abu Dhabi) e do Capital Challenge(Jordânia)? Por que você não lutou nesses eventos?
Alexandre Souza - Foram ótimos eventos. Não estava sabendo sobre esse evento na Jordânia. Mas no próximo estarei lá.

MMA Sul - Conte-nos sobre a sua preparação para o Campeonato Europeu e sobre a agenda em 2009.
Alexandre Souza - Esse ano (2009) estava mais focado em treinar sem kimono para a seletiva do ADCC. Somente nesta última semana que voltei a treinar de pano para o Europeu. Espero em 2009 lutar todos os principais eventos de jiu-jitsu que acontecerem pelo mundo.

MMA Sul - Tem pretensão de lutar MMA?
Alexandre Souza - Claro, ainda estou bem focado no jiu jitsu, mas aguardo alguma boa oportunidade.

MMA Sul - Como você vê os patrocínios, o incentivo ao lutador de Jiu-Jiutsu?
Alexandre Souza - Infelizmente ainda não são todas as empresas que apoiam o jiu-jitsu, mas acredito que isso tende a melhorar.

MMA Sul - Você consegue suprir suas despesas de atleta (viagens, estadia) com o apoio que recebe?
Alexandre Souza - Não, apesar de receber ajuda de grandes empresas como a Atama, ainda não cubro todas as despesas. Acho que esta é a grande frustração de muitos atletas de ponta. Mas faço tudo isso porque gosto de lutar e de levantar a bandeira do jiu jitsu.

MMA Sul - Quem você gostaria de agradecer neste momento?
Alexandre Souza - Agradeço a todos que torcem por mim, principalmente meus alunos que muito me ajudam. Aos meus patrocinadores Atama, Probiótica, Black Trunk, a minha família e principalmente a Deus.

3 comentários:

Anônimo disse...

vaaaaaammoooooo alexandreeeeeeee......traz mais um europeu pro brasiiilllllll....boaa sorteeee

Unknown disse...

Campiãoooo, com a sua humildade , com sertesa vc vai trazer mais esse titulo para o brasil , boa sorteeeeee , fica com DEUS...

bbjjclub disse...

Ai Ale vai lá e arrebenta como todas as vezes, sabe que eu acredito muito em vc e como sempre te falei vc é um dos melhores do mundo desde sempre e nos vemos na seletiva do ADCC grande abraço do seu amigo Fábio Marmontel (Chiclete) Buaru.