quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Entrevista com o faixa-preta Fernandinho Vieira

MMA Sul – Qual seu histórico de lutas no MMA e contra quem foi sua estréia?
Fernandinho Vieira – Tenho quatro lutas de MMA. Estreei com vitória, por decisão dos juízes, contra Eduardo Guimarães no Shooto Curitiba em 2004. A segunda vitória foi no evento japonês, MARS, em 2006, contra Park Won, com um mata-leão no primeiro round. No Amazon Tribal Combat, em Manaus (2008), venci minha terceira luta por decisão, contra Luciano Azevedo. E a quarta, os juízes deram para Patrício Pitbull, no Leal Combat Premium, em Natal.

MMA Sul – Quais suas principais conquistas no jiu jitsu?
FV - Fui campeão mundial na faixa-azul, na roxa, e na preta. E por seis vezes fui campeão amazonense e paranaense.

MMA Sul - Quem é seu mestre? Ele o graduou a faixa-preta?
FV - Cristiano Carioca é o meu mestre, ele mesmo me graduou à faixa-preta.

MMA Sul - Quando decidiu que era hora de lutar vale-tudo?
FV – Quando vim pra Curitiba, vim com a intenção de lutar MMA. Tinha 20 anos e já havia sido campeão mundial de jiu jitsu na faixa-preta

MMA Sul - Tens algum desafio previsto?
FV – Lutarei no próximo dia 23 de novembro, no evento BFL (Brazilian Fight League)

MMA Sul – Comente sobre o combate que mais marcou sua carreira?
FV – A final do mundial de jiu-jitsu, quando fui campeão em cima do Bibiano Fernandes, que na época estava invicto. Foi bom, por ele ser um atleta muito duro e porque sempre me foquei em ganhar dele.

MMA Sul - Como foi sua adaptação, há quatro anos, quando chegou a Curitiba? Veio a trabalho, a convite?
FV - A minha adaptação foi rápida, graças a Deus. Apesar do frio, a adaptação foi rápida. A transferência de Manaus pra Curitiba foi através de um convite de trabalho.

MMA Sul - O que o jiu jitsu de Manaus tem de diferente ao do Sul?
FV - O jiu jitsu em Manaus se tornou uma cultura. A galera de lá treina muito. Somos muito humildes. Aqui no Sul o jiu jitsu não tem muita tradição e o pessoal treina menos do que lá.
MMA Sul - Quais as equipes que passou?
FV - Antes de vir pra Curitiba representava a equipe Carioca Team, em Manaus. Agora represento a UDL (Universidade da Luta) e ministro aulas na academia Arena.

MMA Sul - Qual seu maior objetivo dentro das lutas?
FV - Lutar no exterior e defender títulos em grandes eventos.

MMA Sul - Como faz sua preparação?
FV - Treino MMA na UDL durante a manhã, com o mestre Cristiano Carioca e com o professor Maurício Veio. Nas terças e quintas à tarde faço boxe com o professor Danilo Dourado. Já nas segundas, quartas e sextas faço musculação com o meu personal André. E, à noite treino jiu-jitsu com o Carioca e com os meus alunos.

MMA Sul - Considera-se “guardeiro” no jiu jitsu ou não tens um jogo definido?
FV - Meu jogo no jiu-jitsu é completo, treino muito graças a Deus. Jogo por cima, por baixo, e até de lado (risos).

MMA Sul - Gostaria de enfrentar alguém em especial no MMA ou no jiu jitsu?
FV - Gostaria muito de enfrentar o Rubens Charles “Cobrinha”, que é o atual campeão da minha categoria no jiu-jitsu, acho que seria uma luta muito boa e no MMA, o Rony Torres, seria uma ótima luta.

MMA Sul - Na sua opinião, quem é o melhor no "pano" e no MMA na atualidade?
FV - No MMA, sem dúvida nenhuma Maurício Shogun e Murilo Ninja. Com kimono, tem muitos nomes pra citar: Eu (risos), Ronaldo Jacaré, Xande Ribeiro entre outros.

MMA Sul – Como vê o apoio ao lutador? O que falta pra melhorar?
FV - No Brasil, o apoio é muito fraco, falta patrocínio, divulgação e incentivo ao MMA, o esporte que mais cresce no planeta.

MMA Sul – A quem agradecer neste momento?
FV - Gostaria de deixar um abraço a todos do blog MMA Sul, a todos que torcem pela equipe UDL e a todos que gostam do MMA. Agradecer também ao Rodrigo do Restaurante Divino Prato, que me apóia aqui em Curitiba, ao Marcão da Hype, à academia Arena, ao presidente da Federação de Jiu Jitsu do Paraná, Evani Gurgel e a todos meus professores, que me ajudam muito. Abraço a todos!

Clique e assista a vitória de Fernandinho Vieira

Nenhum comentário: