domingo, 28 de setembro de 2008

II Copa Gracie Sul de Jiu Jitsu em Tubarão-SC

(Divulgação)
Gracie Sul Jiu-Jitsu premia em dinheiro
A segunda edição da Copa Gracie Sul Jiu-Jitsu, organizada pelo faixa-preta Charles Cachoeira, está programada para o dia 11 de outubro no Farol Shopping, na cidade de Tubarão, em Santa Catarina. O evento premiará os campeões dos faixas brancas até os faixas pretas, inclusive a categoria juvenil, onde o vencedor irá faturar 50 reais. No adulto, os campeões da faixa branca levam 100 reais, os azuis 200 reais, os roxas 300 reais, os faixas-marrons 400 reais e os campeões da preta levam mil reais.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de outubro no valor de 40 reais juvenil, adulto e master e 20 reais crianças, mais um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo, para ser doado à Creche Joana de Angelis. Mais informações através dos e-mails charlescachoeira@globo.com ou charlescachoeira@hotmail.com ou ainda pelos telefones (48) 3622-3459 / (48) 9987-8774, falar com Charles Cachoeira.

Xande Ribeiro estréia com nocaute no MMA


Neste domingo (28), o Bicampeão Mundial absoluto de Jiu Jitsu Xande Ribeiro estreou no MMA com vitória. Foi a luta principal do Sengoku 5, no Japão. Ele atacou o tempo todo. E, depois de uma seqüência de golpes nocauteou o japonês Takashi Sugiura, no terceiro round.
Pelo torneio dos médios mais dois brasileiros participaram do evento. Jorge Santiago, que teve o apoio de Gesias Cavalcante no córner, seu colega de American Top Team, encaixou uma kimura no primeiro round, mas a vitória (finalização) sobre o americano Logan Clark, veio num kata-gatame, no segundo round. Cyborg (Chute Boxe) teve a infelicidade de quebrar o braço logo no início da luta. Ao cair agarrado com o adversário Siyar Bahadurzada. Cyborg apoiou o braço esquerdo no solo forçando sua articulação com o peso da queda.

Clique e assista aos combates:



Resultados completos do evento:

- Muhammed Lawal venceu Travis Wiuff por TKO no 1round;
- Xande Ribeiro venceu Takashi Sugiura por TKO no 3round;
- Jorge Masvidal venceu Ryan Schultz por TKO no 1round;
- Kiuma Kunioku venceu A Sol Kwon na decisão dos jurados;

Torneio de Médios

- Yuki Sasaki venceu Yuki Kondo com um mata leão no 2round;
- Siyar Bahadurzada venceu Evangelista Cyborg por TKO no 1round;
- Jorge Santiago venceu Logan Clark com um katagatame no 1round;
- Kazuhiro Nakamura venceu Paul Cahoon na decisão dos jurados

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Entrevista com o lutador Ariel Machado

(Foto: Arquivo Pessoal)


MMA Sul - Com que idade iniciou nas lutas?
Ariel Machado – Eu comecei treinando kick boxing aos 14 anos, no Rio de Janeiro. Aos 15 conheci o muay thai na minha cidade natal, que é Curitiba. Desde então, não parei mais de treinar e competir nas duas modalidades.

MMA Sul – Qual é a sua especialidade? Qual sua graduação?
AM - Minha especialidade é o muay thai. Mas luto também em eventos de kick boxing e, sou faixa preta nas duas modalidades.

MMA Sul - Quantas lutas oficiais você tem? E quais são os seus resultados e conquistas?
AM - Atualmente estou com 31 lutas e 28 vitórias, sendo 21 por nocaute. Sou o atual campeão brasileiro e sul-americano de thai kick, e campeão do desafio Brasil X Croácia, entre outros.

MMA Sul - Como é seu dia-a-dia?
AM - Cuido da alimentação e faço treinamentos diários, na parte física e técnica. Na parte física o Madison Ramos me acompanha com treinos de musculação, corridas, escadarias em dias alternados. Na parte técnica quem cuida dos meus treinos é o Edinei Pedroso. Faço dois treinos de muay thai por dia, um pela manhã e outro à noite.

MMA Sul - Está focado para algum evento?
AM - Eu luto agora, sábado, dia 27, na Copa São Paulo de Kick boxing. Em outubro vou participar do Campeonato Pan-americano de Kick Boxing, que vai ser realizado no chile, pela World Association of Kick boxing Organizations (Wako). No momento é isso.

MMA Sul - Você recebe algum apoio?
AM - Atualmente não. No Brasil, essa parte de apoios e patrocínios é um pouco complicada.

MMA Sul - Quem incentivou você a lutar?
AM - Meu pai sempre me ajudou e me apoiou muito, desde o princípio, sempre acompanhou e ainda viaja junto para assistir as lutas e tudo mais. Há algum tempo minha mãe começou a me apoiar e a incentivar também.

MMA Sul - Quem é seu mestre?
AM - Há seis anos estou treinando e trabalhando junto com o Mestre Edinei Pedroso, líder da equipe World Strong.

MMA Sul – Há algum adversário que gostaria de enfrentar?
AM - Não escolho adversários. Quero lutar com os melhores. Estou sempre à procura de novos desafios. Quero ser o número um e, para isso preciso lutar e ganhar de todos do meu peso.

MMA Sul - Sonha em lutar o K-1 Japão?
AM - Isso não é um sonho, é um objetivo a ser alcançado.

MMA Sul - Como avalia as estruturas e condições de treinamento dos atletas do Sul (PR, SC e RS)?
AM - Temos muito material humano no Sul, mas em São Paulo e Rio as estruturas são muito melhores.

MMA Sul - Você se espelha em algum lutador? Qual é o melhor da atualidade na sua opinião?
AM - Admiro muito o estilo de Ramon Dekkers e Ernesto Hoost. O melhor da atualidade é Andy Sower, mas no Brasil temos muitos atletas bons no nível do K-1, como Cosmo Alexandre, Tadeu San Martino, Vitor Miranda, temos um celeiro muito bom aqui.

MMA Sul - Treina outras modalidades? Pretende avançar para o MMA?
AM - Treino apenas kick boxing e muay thai. O MMA ainda está distante para mim, mas luta é luta, tudo depende da proposta.

MMA Sul – A quem você gostaria de agradecer?
AM - Queria deixar um agradecimento pra galera que me ajuda nos treinos, a todo o pessoal da academia Energia, Madison e a galera que sempre me dá uma força na preparação, Beck, Kleverson, Tico... Também gostaria de agradecer a oportunidade e pelo espaço que vocês me deram, através do blog, pois nós, atletas do sul, precisamos de mais pessoas nos ajudando para que possamos crescer.
Confira abaixo o currículo do atleta:
Campeão Sul-americano (2003)
Campeão Paranaense Profissional (2004)
Campeão III Copa Nocaute (2004)
Campeão Hurricane (2005)
Campeão Storm Muay Thai (2006)
Campeão WCLO 5 (2007)
Campeão Torneio Estímulo Muay Thai (2007)
Campeão Figth Spirit (2007)
Campeão Brasileiro Profissional (2007)
Campeão Sul-americano Profissional (2007)
Campeão Torneio Estímulo (2008)
Campeão Obracun U Ringu 7 na Croácia (2008)
Campeão da Copa Brasil (2008)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Campeonatos no Paraná

(Divulgação)
O evento é organizado pelo wrestler Alexandre He-Man. O show contará com combates de Jiu-Jitsu, Submission, Boxe, Muay Thai e MMA, que totalizarão 15 confrontos.

(Divulgação)

Já no domingo, dia 28 de setembro, acontece o campeonato Paranaense de Submission, que está marcado para ter início as 14h no Quartel da Polícia Militar. As inscrições para o evento, que contará com as categorias infantil, juvenil, feminino, iniciante e avançado, custam 20 reais.

Mais informações no telefone (41) 8823-3082, falar com Fábio Assolari.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Surpresa no Dream 6

Cinturão conquistado por Mousasi no Gran Prix do Dream 6

Na final do Grand Prix dos pesos médios do Dream 6 (23/9), houve surpresas. Para quem achou que Melvin Manhoef iria atropelar seus adversários, se enganou. Pois nem ele, nem Ronaldo "Jacaré" levaram o cinturão. Quem se destacou foi o armênio Gegard Mousasi, vencendo Manhoef com um triângulo e logo depois Jacaré, com uma pedalada no rosto. O brasileiro tinha acabado de vencer Zelg Galesic com um armlock, mas foi surpreendido na final por Mousasi.

Outros dois brasileiros estiveram em ação no evento. Andrews Nakahara derrotou Yoon Dong Sik por nocaute técnico aos 30 segundos do segundo round. Já Adriano Martins acabou perdendo para Keita Nakamura na decisão dos jurados.

O combate entre Alistair Overeem e Mirko Cro Cop foi interrompido após Mirko ser atingido na região genital. Foi decidido (no contest), sem resultado.

Clique no link e assista aos combates do GP

Seletiva Sul Americana para o Asian Cup de Jiu Jitsu - Abu Dhabi

(Imagem Divulgação)

Os ganhadores terão a chance de participar do Asian Super Cup Abu Dhabi com tudo pago.
Maiores informações em:

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Dia 27/09 Dukeoon Muay Thaí

Divulgação

MMA Sul visita o CT da UDL em Curitiba

Cristiano "Carioca" (E) e João Paulo "Tuba" (D) no tatame da UDL

Nesta segunda (15/9), fomos recebidos na Universidade da Luta (UDL) pelo responsável, Cristiano “Carioca", que deixou sua academia em Manaus e se transferiu pra Curitiba, devido a uma proposta feita por Maurício Shogun, um dos sócios da UDL. Carioca formou treze faixas-preta no jiu jitsu. Entre os campeões estão Fernandinho Vieira, que foi o primeiro aluno faixa-preta do mestre Carioca a ser campeão mundial, Gabriel Castro, Ivaniel Oliveira, Adalberto Maia, Gilberto Júnior, Davina Maciel e Adriano Martins, que se apresenta no Dream 6, dia 23/9, no Japão.

Conversamos também com o lutador João Paulo “Tuba”, atleta de 25 anos, que vem se destacando no MMA. Ele lutará na segunda edição do The Glory, na categoria até 93 kg. O evento é promovido pelo faixa-preta Carlão Barreto, no Rio de Janeiro. Tuba tem seis lutas de vale-tudo, com cinco vitórias e uma derrota. No muay thai teve cinco vitórias em cinco lutas. Seu adeversário no The Glory será Eduardo “Camaleão”, da Brazilian Top Team (BTT). Tuba afirma que não conhece o “jogo” do adversário, mas ressalta que está bem preparado e tranqüilo para esse combate. Ele comentou que não gosta muito de lutar no chão, pois sua especialidade é o muay thai. "Aqui o trabalho é completo, boxe com o professor Danilo Dourado, jiu jitsu com o Carioca, e o muay thai treino com os melhores, Shogun, Ninja, Dida e Maurício Véio", afirma o atleta.


Confira abaixo o card do evento:


Eduardo Camaleão (BTT) x João Paulo Tuba (UDL)
Amilcar Alves (Nova União) x André Tadeu (Clube da Luta)
Chulinha (BTT) x Silvonei (Nynyko Team)
Jhonny Cyborg (RFT) x Henrique Oliveira
Yoki Mano (BH) x Maurício Rossi (Heggas Team)



THE GLORY
Academia Delfim, Tijuca, Rio de Janeiro
Sábado, 20 de setembro de 2008

fonte (card): www.tatame.com.br

domingo, 14 de setembro de 2008

Entrevista com o lutador Thiago "Minu"

Lutador gaúcho "Minu", na pesagem antes da luta contra Aaron Riley, pelo Ultimate Warrior Challenge (UWC)

MMA Sul- Minu, seja bem vindo ao blog!
Minu- Em primeiro lugar, gostaria de dizer que é realmente um prazer falar ao pessoal do blog sobre minha carreira, uma vez que nosso esporte não tem apoio, e principalmente os atletas do sul. Agradeço desde já a oportunidade.

MMA Sul- Quantas lutas você tem no MMA? E quais foram os resultados?
Minu- Tenho 12 lutas de MMA, com um histórico de nove vitórias e três derrotas.
No muay thai foram 17 lutas, 16 vitórias e uma derrota.

MMA Sul- Quais as competições que você venceu no jiu jitsu, no muay thai e no submission?
Minu- No muay thai fui tricampeão gaúcho em 2003, 2004 e 2005, além de outras competições. Não luto lutas oficiais de muay thai desde 2005, pois estou direcionado ao MMA.
No jiu jitsu, fui campeão brasileiro em 2003 na faixa-azul. Depois, ganhei vários estaduais e um Sul-brasileiro.
No submission, fui bi-campeão gaúcho na minha categoria e no absoluto, e também campeão Sul-brasileiro de grappling.

MMA Sul- Qual sua graduação no jiu jitsu?
Minu- No jiu jitsu sou faixa marrom.

MMA Sul- Quais são seus próximos desafios?
Minu- Não tenho nenhuma luta marcada. Estou treinando, sempre pronto para o próximo desafio, é isso que eu gosto.

MMA Sul- Quem foi e quem é o seu maior incentivador?
Minu- A pessoa que me levou para o vale-tudo e sempre acreditou em mim foi Fabiano Boxer Gonçalves, lutador "das antigas", campeão do International Vale tudo Championships (IVC). Ele me incentiva muito até hoje.

MMA Sul- Quem é o melhor lutador da atualidade?
Minu- Não tenho como negar, o Fedor é realmente o melhor de todos os tempos. Gosto de ver também o Genki Sudo lutar, mas parece que se aposentou. No muay thai gosto muito de ver o Andy Sower, para mim o melhor na categoria até 70 kg. Lógico, existem outros lutadores muito bons, como o Shogun, Wanderley Silva, “vovô Couture”, e não posso esquecer Anderson Silva, que é “sinistro.”

MMA Sul- Qual equipe você representa e como são seus treinos?
Minu- No MMA represento a Universidade da Luta (UDL), de Curitiba.
Treino com as seguintes equipes: boxe com o professor Luís Paboom, da Winner, em Porto Alegre; jiu jitsu e submission com o professor Mário Reis, da Gracie Barra; muay thai com o professor Eduardo Veríssimo, da Garra Team; e a preparação física é com Roni Cavalo.

MMA Sul- Quem você gostaria de agradecer neste momento?
Minu- Quero agradecer a ajuda que tenho na parte de suplementação. Ao meu patrocinador Nadinho, dono da academia Confraria do Corpo. Ao Exército Brasileiro, que me possibilita treinar, para sempre representar o Brasil, uma vez que sou sargento. E principalmente ao meu mestre em tudo, Fabiano Boxer, e meu irmão Rafael Marreta, também lutador, que me ajuda muito nos treinos.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Fora do Octagon

Griffin no WSOP após vitória sobre Quinton Jackson, luta que durou cinco rounds

Após o UFC 86 (05/07/08), Forrest Griffin foi até o Rio All-Suite Hotel e Casino, onde ocorre anualmente o World Series Of Poker (WSOP), o maior evento de pôquer do mundo, para participar do evento principal. Detalhe, cada jogador paga dez mil dólares para entrar no torneio.
Liddell sorri após jogada no WSOP

Outro campeão e lenda do UFC, que também esteve presente no evento foi Chuck "The Iceman" Liddell, patrocinado pelo site PokerStars.net jogou na mesa que estava sendo filmada. Ele enfrentou o maior vencedor do WSOP de todos os tempos, Phil Hellmuth, ganhador de 11 braceletes.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Xande Ribeiro estréia no MMA

Xande comemora o Mundial Absoluto na Califórnia

O campeão mundial de jiu jitsu, Xande Ribeiro, fará sua estréia no MMA dia 28 de setembro, na edição de número cinco do Sengoku, evento japonês. Xande sagrou-se campeão mundial absoluto recentemente. O título foi conquistado após a vitória sobre Roger Gracie, na Califórnia. Inclusive, Roger lutará no mesmo evento.

O repórter Guilherme Cruz, da revista Tatame, perguntou se Xande gostaria de enfrentar Roger no vale-tudo. Xande respondeu que não gostaria de brigar com Roger, "por questão ética e pessoal". Ao assinar o contrato com o Sengoku, Xande deixou claro que precisará de um tempo para se preparar para o ADCC e o Mundial 2009. "O jiu jitsu é prioridade, quero conquistar muitas coisas ainda", destaca o lutador. Xande pretende iniciar com o pé direito, colocar o "jiu jitsu pra jogo", e ingressar na carreira com o mesmo sucesso do jiu jitsu.

Gracie Barra Joinville - "A grande família"

Parte da equipe Gracie Joinville em seminário com o mestre Siri (C)


O blog tem “Sul" no nome, mas ainda não havíamos postado nada desta região. Então aí vai. Vamos descrever um pouco da história da Gracie Barra Joinnville. Esta equipe foi fundada em 2004, pelo carioca faixa-preta Gustavo Siri Santos. Os atletas, que hoje estão sob o comando de Bruno Rocha, primeiro faixa-preta graduado por Gustavo, sentem muito orgulho de saber que o Meixtre, assim carinhosamente chamado pelos alunos, saiu de Joinville por um bom propósito, ministrar aulas na Inglaterra, ao lado do amigo e campeão Roger Gracie. Além da amizade desde a infância, entre Roger e Gustavo, o convite veio também, devido ao reconhecimento à qualidade do trabalho e a disciplina do atleta.
Bruno manteve uma trajetória de boas apresentações em campeonatos. Desde os primeiros desafios vinha acumulando vitórias. Em 2007 foi o seu ano. Ele participou de oito competições, com sete vitórias e um vice. A dedicação, e vale ressaltar, abdicação, pois Bruno deixou a carreira de fisioterapeuta e acreditou no jiu jitsu, contribuíram para que hoje, aquela equipe fundada por Gustavo em 2004, esteja firme e forte. Não seria exagero dizer que a Gracie Joinville é uma das maiores equipes do Sul do país. Pois são três academias, com aulas em diversos horários. Essa família cresce a cada dia. Gustavo, mesmo estando em Londres, orienta a equipe. E quando pode, ele vem dar seminários aos seus alunos. “A equipe cresceu, viramos uma família, fizemos campeões, dentro e fora dos tatames”, afirma Gustavo.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Lutador Evan Tanner é encontrado morto

Evan Tanner (1971-2008)

Evan Tanner, ex-campeão dos pesos médios do UFC, foi encontrado morto nesta segunda-feira, em um deserto na região de Palo Verde, na Califórnia. Segundo informou a imprensa americana, o corpo do atleta foi encontrado por autoridades locais, mas a causa oficial de sua morte ainda não foi revelada.

De acordo com o “MMA Weekly”, Tanner teria feito essa viagem para uma “auto-limpeza”, como o próprio atleta descrevia. “Essas viagens não eram novas pra ele. É algo que tinha feito inúmeras vezes ao longo dos anos”, explicou seu amigo Douglas Vincitorio.Vincitorio comentou ainda que as autoridades especulam que Tanner tenha morrido de calor. “O que nos foi dito (pelos policiais) é que o gás de sua moto teria acabado e ele teria passado a andar sob um calor de 46 a 48 graus. Ele estava muito longe de seu acampamento. Foi lá que o helicóptero o achou. As autoridades acreditam que ele sucumbiu ao calor”.

Tanner teria dito a alguns amigos, antes de viajar, que se eles não tivessem noticias suas em dois dias, que eles entrassem em contato com as autoridades. Foi o que aconteceu. O último contato com o lutador foi feito na quarta-feira passada, 03 de setembro. Depois de que ele parou de responder mensagens de textos, seus amigos esperaram dois dias e então notificaram as autoridades. As buscas começaram no sábado e a confirmação de sua morte foi dada nesta segunda-feira. Evan Tanner tinha 37 anos. Ele estreou no vale tudo em 1997, fez 40 lutas (32v e 8d) e foi campeão dos pesos médios do UFC em 2005.

Fonte: Portal do Vale Tudo

Lyoto Machida fora do UFC 89

A lesão sofrida por Thiago Silva às vésperas do UFC 89 acabou tirando, também, Lyoto Machida do card. O afastamento de Thiago em cima da hora acabou gerando um problema para o UFC, que já tinha todos os Tops da categoria com luta marcada, não sobrando adversário para encarar Lyoto. “Não tem como ter adversário agora e vou esperar um outro evento para lutar. Eu não sei quem vou enfrentar, o UFC ainda não falou nada até agora, só falou que, por enquanto, não vou poder lutar porque não tem atletas e vou aguardar até uma próxima oportunidade”, contou Lyoto, que lamenta o adiamento.


Lyoto Machida ficou de fora devido a contusão do adversário (Foto:Marcelo Alonso)


“É chato né, porque a gente foca um objetivo, marca data para os treinos, tem todo o planejamento, mas isso acontece. Agora já mudei meu treinamento, já estou focado pra fazer o treino de base, parte de caratê de quimono e deixo essa parte específica do treino de MMA mais de lado”, contou Lyoto, que não imagina quem ele possa enfrentar na sua volta ao octagon do Ultimate, e nem quando voltaria.

Fonte: www.tatame.com.br

Livro: "Carlos Gracie - O criador de uma dinastia"

(Divulgação)


A biografia de Carlos Gracie, escrita por sua filha Reila Gracie, tem como propósito revelar os momentos mais emocionantes e mais decisivos para a formação desta família brasileira que tem uma importância fenomenal para a história das artes marciais no mundo.

Aos 15 anos, Carlos teve seu primeiro contato com a arte marcial. Apaixonou-se pelo Jiu-Jitsu, mas não tinha idéia do rumo que a sua vida e as de seus descendentes iriam tomar. Seu destino, no entanto, parecia traçado.
Das brincadeiras com os irmãos às aulas ministradas em troca de salário, Carlos construiu uma profissão familiar tão sólida que seus conhecimentos evoluíram a ponto de marcar um estilo. Hoje, o Jiu-Jitsu brasileiro é uma modalidade reconhecida internacionalmente, ensinada em academias espalhadas pelos Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e pelos Emirados Árabes.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Campeonato Sul-americano de Jiu Jitsu

O Campeonato Sul-americano de Jiu-Jitsu será realizado nos dias 8 e 9 de novembro no Centro Multiuso, em São José, grande Florianópolis-SC.
O Campeonato será dividido em dois eventos, o Sul-americano de Jiu-Jitsu para faixas azul, roxa, marrom e preta, e o Sul-americano de Estreantes, somente para faixa branca.
Para informações de como chegar ao local acesse: http://www.multiusosj.com.br/.
O cronograma com os horários das lutas e as chaves serão divulgados em breve.

UFC 88

Chuck Liddell, 38 anos, "The Iceman" foi nocauteado com um cruzado de direita por Rashad Evans, 28 anos, no último dia 6. Chuck vinha de vitória sobre o brasileiro Wanderlei Silva e estava confiante na luta, aliás, dominou até ser surpreendido aos três minutos e dez segundos do segundo round.

-------------------------------------------------------------------------

Brasileiro "Toquinho"(D) foi derrotado por Dan Henderson (E)

Outro duelo com diferença de 10 anos de idade entre os atletas, comprovou que no vale tudo não há favoritos. Dan Henderson, 38 anos, venceu o brasileiro Rousimar "Toquinho", 28 anos, que o tempo todo buscou levar a luta para o chão, sua especialidade. Henderson usou sua estratégia. Se protegeu contra os ataques de queda, contragolpeando o brasileiro. A vitória foi por unânimidade na opinião dos juízes.

Proposta do blog

A proposta do MMA Sul é informar e fazer com que o mundo da luta tenha uma interação maior. Eu, Valmir Fernando, pretendo postar no blog notícias sobre eventos, resutados, entrevistas, perfis de atletas, enfim, tudo que envolva o MMA.
Contamos com informações diretas do exterior, com o apoio de amigos faixas-preta de jiu jitsu e lutadores profissionais de MMA. Também temos contatos e criaremos muitos outros, com amigos, alunos e professores da região Sul do Brasil, por isso o nome do blog, MMA Sul. No Rio e em São Paulo temos contatos que colaborarão conosco, sem contar com outros amigos dos demais estados brasileiros.
Em suma, queremos reunir aqui informação, interação e amizade. Nosso objetivo é dilvulgar e expandir o MMA, dando espaço também às demais modalidades de luta.
E você, que aprova essa idéia, esteja à vontade para postar e colaborar.
Gostaria de agradecer a Juvenal Júnior por ajudar na criação deste trabalho. A organização do blog e a arte da logo foram dele. Valeu, irmão!